quinta-feira, 8 de julho de 2010

DIÁLOGO XIII

UM OLHAR INTENCIONAL

O que é mais importante em um livro, as ilustrações ou as palavras? O que é mais importante em uma música, a letra ou a harmonia dos sons? O que é mais importante em um filme, a história ou as imagens? Acho que um livro pode muito bem viver sem gravuras, mas não sem palavras. Uma música pode muito bem evocar sentimentos somente com os sons, mas tire estes e tente chamar o que sobra de "música". Da mesma forma, um filme pode apontar para um universo de significados somente por via das imagens, mas não poderia ser considerado um filme sem estas.

O que eu quero dizer é que cada forma de arte tem a sua essência, aquilo que a define, aquilo que não pode faltar, pois quando falta, compromete o seu próprio conceito. Claro que eu gosto de ler um livro onde possa ver imagens ilustrando algumas passagens, claro que uma música pode guiar meus pensamentos por belos caminhos através da expressão verbal de outrem, e é claro que é muito divertido assistir a um filme que me conte uma boa história. Mas isso tudo é o essencial em cada caso? Não. Aqui só estou falando de três formas de arte, mas creio que isso vale para todas as demais, e o essencial em cada uma nunca é idêntico ao outro, por mais semelhante que possa ser.

Isso parece muito óbvio, mas não é fácil perceber o quanto resistimos à apreciação dos aspectos fundamentais que servem de base para uma obra artística, e eu estou falando da apreciação somente desses aspectos. Isso não quer dizer que eu desconsidere todo o recheio que faz o bolo ficar mais suculento, mas sim que frequentemente esquecemos sua principal função: alimentar. E assim como o bolo, a arte nos alimenta de sentido, de significado, de sentimento, ou seja, de boa parte do que o ser humano precisa para sobreviver neste mundo inóspito. O resto é vaidade.

4 comentários:

Le Babiot disse...

Sabia que meu gosto não era de todo equivocado, hehe...viajo mais no lado instrumental, que é a música em si, do que na própria letra, que bom, alguém que reconhece meu espaço, réé!!

Hermes disse...

Acho que no momento em que alguém coloca a letra em uma música ela tem algum propósito, e essa letra vai guiar junto com a melodia para onde o músico quer levar. Mas concordo que toda arte tem o seu essencial, o resto é resto.

Giovana disse...

Concordo com vocÊ, em tudo.

Sobre a música, eu já refletira muito sobre isso antes, e cheguei na mesma conclusão.

CA Ribeiro Neto disse...

Eu tenho uma opinião diferente, e que ao mesmo tempo não discorda de você.

Eu acho que qualquer arte deve passar um ou varios significados. E qualquer linguagem é válida em qualquer arte, desde que seja utilizada em bom tom.

Quanto ao cinema, as possibilidades se multiplicam. No cinema há roteiro, musica, arquitetura, fotografia. No caso do cinema especificamente, acho que é mais complicado colocar apenas a imagem como elemento primo.